Adeus professor, Adeus
professora
Resenha
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais
e profissão docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
José Carlos Libâneo é
doutor em filosofia e História da Educação pela PUC-SP. Em São Paulo, até 1972,
foi diretor de escola pública, professor em instituições de ensino superior e
colaborar em projetos da Secretaria de Educação Estadual. Em Goiânia, trabalhou
na Secretaria de Educação em programas de formação e capacitação profissional
de professores. Professor titular da Faculdade de Educação na Universidade
Federal de Goiás, coordenou por quatro anos o Mestrado de Educação. Atualmente
é professor na Universidade Católica de Goiás. Escreveu Democratização da
escola Pública; a pedagogia crítico-social dos conteúdos (ed. Loyola), didática
(Cortez, 1994), Adeus professor, adeus professora? Novas
exigências educacionais e profissão docente (2001) co-autor em seis livros. Pesquisa e publica artigos em revistas
especializadas sobre teoria da Educação, Didática e Organização Escolar.
Neste livro o autor apresenta assuntos relacionados
a novas exigências na formação de professores, tendo em vista, uma melhor
qualidade de ensino para todos, diante das transformações tecnológicas e
científicas que intervém nas várias esferas de nossa vida social, as quais
impõem drásticas mudanças políticas, culturais, econômicas e
sociais, demonstra a necessidade da valorização da escola e da valorização
do professor sem, contudo, esconder os problemas existentes, tais como, falta
de políticas globais e poucas medidas por parte do governo, no que diz respeito
a “reformas” para a educação e, além disso, a falta de qualificação
profissional do professorado, a tendência de desprofissionalização e o
decréscimo do conceito social da profissão na sociedade.
O autor propõe que a escola, ao deixar de ser mera
transmissora de informação, deve transformar-se em um lugar de análise crítica
e de produção de informações. O conhecimento deve possibilitar a atribuição de
significado à informação. A escola precisa introduzir o aluno no significado da
cultura e da ciência.
Os docentes, segundo o autor, precisam assumir o
ensino como mediação na aprendizagem ativa do aluno.O professor deve contribuir
para ligar o conhecimento científico a uma cognição prática, incentivando o
aluno a compreender a realidade e transformá-la.
Destaca também que se deve desenvolver
comportamento ético e saber orientar os alunos em valores e atitudes em relação
à vida e às relações humanas. Aponta também para a necessidade de se resgatar a
profissionalidade do professor, ampliando a ação dos sindicatos. Assim, essa
profissão ganhará mais credibilidade, contribuindo para que os professores em exercício
e se unam em torno da idéia de que ensino de qualidade, aliado às exigências do
mundo contemporâneo, deva ser visto como uma questão moral, de convivência e de
sobrevivência profissional.
A estrutura organizacional da escola básica embora
afetada nas suas funções mantém-se como instituição necessária à democracia.
Não é possível uma reforma educacional, nem proposta pedagógica, sem
professores.
O educador precisa compreender que, dentro do
o novo contexto educacional, terá que constantemente se adequar,
progredir, estar inserido no mundo moderno e tecnológico, aceitando que os
métodos antigos são “antigos”, que a globalização transformou o mundo numa
vizinhança onde ao menor “clic” num “mouse” leva você a qualquer lugar do
planeta, onde tudo está acontecendo. Vários educadores se recusam a admitir
inovações como a técnica do “aprender a aprender”, onde o aluno se torna capaz
de pesquisar os assuntos a serem discutidos na próxima aula.
Através da leitura deste livro entende-se a
necessidade de que cada profissional da área de educação precisar estar
capacitado para exercer o cargo de educador do futuro, participando de cursos,
oficinas e seminários, objetivando tornar-se um profissional pronto para se
adequar ao mundo tecnológico. Quem se opuser a esta nova performance de mercado
será provavelmente engolido por ele.
Leonilda Cestariolli
Ra B44404 5
Marcio Henrique
RA - B4815 D3
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