sexta-feira, 25 de maio de 2012

Resenha: Adeus professor, adeus professora? LIBÂNEO, José Carlos.


Adeus professor, Adeus professora

                           Resenha

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
José Carlos Libâneo é doutor em filosofia e História da Educação pela PUC-SP. Em São Paulo, até 1972, foi diretor de escola pública, professor em instituições de ensino superior e colaborar em projetos da Secretaria de Educação Estadual. Em Goiânia, trabalhou na Secretaria de Educação em programas de formação e capacitação profissional de professores. Professor titular da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Goiás, coordenou por quatro anos o Mestrado de Educação. Atualmente é professor na Universidade Católica de Goiás. Escreveu Democratização da escola Pública; a pedagogia crítico-social dos conteúdos (ed. Loyola), didática (Cortez, 1994), Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente (2001) co-autor em seis livros. Pesquisa e publica artigos em revistas especializadas sobre teoria da Educação, Didática e Organização Escolar.


Neste livro o autor apresenta assuntos relacionados a novas exigências na formação de professores, tendo em vista, uma melhor qualidade de ensino para todos, diante das transformações tecnológicas e científicas que intervém nas várias esferas de nossa vida social, as quais impõem drásticas mudanças políticas, culturais, econômicas e sociais, demonstra a necessidade da valorização da escola e da valorização do professor sem, contudo, esconder os problemas existentes, tais como, falta de políticas globais e poucas medidas por parte do governo, no que diz respeito a “reformas” para a educação e, além disso, a falta de qualificação profissional do professorado, a tendência de desprofissionalização e o decréscimo do conceito social da profissão na sociedade.
O autor propõe que a escola, ao deixar de ser mera transmissora de informação, deve transformar-se em um lugar de análise crítica e de produção de informações. O conhecimento deve possibilitar a atribuição de significado à informação. A escola precisa introduzir o aluno no significado da cultura e da ciência.
Os docentes, segundo o autor, precisam assumir o ensino como mediação na aprendizagem ativa do aluno.O professor deve contribuir para ligar o conhecimento científico a uma cognição prática, incentivando o aluno a compreender a realidade e transformá-la.
Destaca também que se deve desenvolver comportamento ético e saber orientar os alunos em valores e atitudes em relação à vida e às relações humanas. Aponta também para a necessidade de se resgatar a profissionalidade do professor, ampliando a ação dos sindicatos. Assim, essa profissão ganhará mais credibilidade, contribuindo para que os professores em exercício e se unam em torno da idéia de que ensino de qualidade, aliado às exigências do mundo contemporâneo, deva ser visto como uma questão moral, de convivência e de sobrevivência profissional.
A estrutura organizacional da escola básica embora afetada nas suas funções mantém-se como instituição necessária à democracia. Não é possível uma reforma educacional, nem proposta pedagógica, sem professores.
O educador  precisa compreender que, dentro do o novo contexto educacional,  terá que  constantemente se adequar, progredir, estar inserido no mundo moderno e tecnológico, aceitando que os métodos antigos são “antigos”, que a globalização transformou o mundo numa vizinhança onde ao menor “clic” num “mouse” leva você a qualquer lugar do planeta, onde tudo está acontecendo. Vários educadores se recusam a admitir inovações como a técnica do “aprender a aprender”, onde o aluno se torna capaz de pesquisar os assuntos a serem discutidos na próxima aula.
Através da leitura deste livro entende-se a necessidade de que cada profissional da área de educação precisar estar capacitado para exercer o cargo de educador do futuro, participando de cursos, oficinas e seminários, objetivando tornar-se um profissional pronto para se adequar ao mundo tecnológico. Quem se opuser a esta nova performance de mercado será provavelmente engolido por ele.


Leonilda Cestariolli
Ra B44404 5

Marcio Henrique
RA - B4815 D3





Nenhum comentário:

Postar um comentário