domingo, 20 de maio de 2012

Análise da conversação




Resumo

 A proposta do trabalho é realizar uma conversa  com um grupo de amigos, com a mesma faixa etária de idade,com o mesmo grupo linguistico, ou seja,compreensão  de fala entre eles.  Essa conversa surgiu da adolescente que veio fazer uma visita na casa de amigos, ao voltar da escola. Diante dessa situação dos falantes coloquiais a serem filmados, chamaremos a partir de agora de M1, M2 e M3. O objetivo principal deste estudo é analisar a interação da conversa informal entre os amigos falantes e participantes, deixamos os adolescentes a vontade, pois o foco a ser analisado no desenvolvimento do trabalho  seria um aspecto de uma conversa informal. 


M1.   Vamo:::  .... depois lá::: no ceret?

M2.    borá...

M1.  ai: a gente faz...aquela [[aulinha]]

M2.   [[ponte]]

M2   não não assim...não:::

M1.   [[você vai me ensinar]]

M2.   [[você é péssima]] ((rindo)) ou:::    tacêsica

M1.   brigada...valeu velh/ BOA amiga viu você é

M2.   há:::     tacêsica

M1.   diz logo que eu sou péssima

M2 .   é só questão de treino

M1.   AE: eu to pedindo o que?

M2.   Aula...mas não é a mesma coisa

M1.   bra na minha cara...

M1    ... então ai a gente aproveita corre e toma um milk shack do bobs


M2.    milk shack do BOBS     cinésica

M1.   mas eu não bebo eu to sem dinheiro ((rindo))

M2.    POBRE ((rindo))

M1.   fazer o que meus pais não me dão dinheiro

 [[rindo]]

M1.   brincadeira mãe ... (( rindo))

M2.    respira o amor e solta o rancor

M1.   VIXE: que porcaria é essa? ((rindo))

M2.   e pra você respirar sabia?

M1.   ta me dando é calor ((rindo)) juro: ...juro

M2.    a-credito...

M1.    essa blusa me dar calor pra caramba

M2.    então tira a blusa ((rindo))

M1.   ((rindo)) o que /que  estou fazendo?

M2.    ... (  ) uma foto

M1.    a::: que chata ((rindo))

M2.    a: eu não sou chata sou perfeita ((rindo))

M1.    não...você é muito convencida...você é convencida

M2.    eu não sou convencida...eu só me faço de convencida

M1.   [[ a:hn sei ]] a::: vá ((rindo))

M1.    ... que tonta... ele não come biscoito

M2.    então o que /que ele pegou biliscano (  ) no seu... pé ?

M1.    porque ele não come

M2.    então...(   ) pé então ((rindo))

M1.    ele gosta do meu chulé ((rindo)) ... Eu não tenho chulé mas...

M2.    todo mundo fala que tem chulé ((rindo))

M1.    tô brincando...ho-ra não sabe levar nada na brincadeira

M2.    ...é (   )

M1.    ahã sei...

M1.   eu contei que eu fiquei com todas as notas azuis

M2.   Eu te contei que hoje é reunião e eu não sei das notas?

M1.   va:::i leva::r bro:::nca... Va:::i leva::r bro:::nca... Va::i leva::r bro::nca ... (   )

M2.   (( rindo))

M1.   Não pode

M2.   ME DEIXA

M1.   ... Deixa eu dizer

M2.    ahã...

M1.   você acha que vai ficar de:: castigo? ...eu sinto que você tirou notas vermelhas

M2.    a::m em matemática você já sabe que vou tirar nota vermelha

M1.    MUITO BEM ... isso não vai dar certo

M2.    ... em educação física fui ate bem ((rindo))

M1.    que foi huckinho?

Silêncio

M1.    [[o que é isso]]

M2 .   ... (   ) ((rindo))

M1.    ao acordar cada amanhecer com a certeza de que... tudo poderá acontecer... i Love you... 
   ha::: my mo::m

M1.    ... você viu (   ) o que eu fiz?  [[Ah viu]]

M2.    [[vi]]

M1.    mamãe amo::u

M2.    não gosto de (  ) sobre amor

M1.    MAMAE  A-MOU ...nao e sobre amo::: minha mãe amou

 silêncio

M1.    a::: não bate

M2.    ... (   )

M1.    por favor...  (    )  esta olhando

M2.    (   ) por ter dado perdida

M1.    porque ?

M2.   ...(   )

M1.   nada ... haver

M2.   agora que eu (   ) uma coisa idiota ...mas enfim  ...(    )

M1.   é::  so se  re-ve-lan-do

M2.   ...porque você esta usando meu óculos ?

M1.    porque eu quero

M2.    E MEU ...deixa é que eu so/sou[[ branquinha]]

M1.   [[chata]] ... e eu sou nega

M2.    Dener esta fazendo macumba ali atrás ((rindo)) 

M1.    que/que isso?

M2.    macumba (   ) demônio (( rindo))

M1.    ...(   ) (( rindo))... lindo

M3.     sou ***

M1.     ta- ta -ta -ta



M3.   ...(   ) (( rindo))

M2.    é castigo de/ deu to falando [[i/sso (   )]]

M1.   [[ em frente ao]]meu portão te esperei...te esperei não veio  cinésica

M3.   Pa: inho que Ca:::rinho...

Silêncio

M2. ...(   )

M3.  Ta no:::  no/ twitter ai: ?

Silêncio

M1.    perai ...     cinética   ...você vai ligar?

M2.   ãh

M3.    box? ... isso é box? [[ é Box?]]

M1.   [[ na festa]] vejo você dançando com [[outra mulher]]

M3.    [[nome da (    ) é Box? ]] ... aqui ai::: no / nos diamantes parece dois olhos

M1.  Será que você pensar q vou chorar me desesperar por (   )           cinética

M3.  romance (( risos)) ...zuado

M2.   Ta rodando a baiana aqui o:

M1  . EU SOU LINDA

M3.  e igual a (   ) eu nunca vi na minha vida...[[meus dedos]] tudo cortado dos cabelos dela

M1. [[abdoluta]] eu sou s-te-fa-ny:: ... vou sai, eu:: vo:u sai::

M3. Você ta vê::ndo ne?      
                         
M1.  me diverti:::  ... te esperando

M3.  Ele não come

M2.  [[não?]]

M3. [[Não]] come... e muito doce pra ele

M1.   Cinética

M3. Pois é::  né? ...Eu acho q vou va:zar


Nenhum comentário:

Postar um comentário