sexta-feira, 8 de junho de 2012

Resenha: LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?



LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001

                                       Resenha


José Carlos Libâneo é doutor em filosofia e História da Educação pela PUC-SP.  Em São Paulo, até 1972, foi diretor de escola pública, professor em instituições de ensino superior e colaborar em projetos da Secretaria de Educação Estadual. Em Goiânia, trabalhou na Secretaria de Educação em programas de formação e capacitação profissional de professores. Professor titular da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Goiás. Coordenou por quatro anos o Mestrado de Educação. Atualmente é professor na Universidade Católica de Goiás. Escreveu Democratização da escola Pública; a pedagogia crítico-social dos conteúdos (ed. Loyola), didática (Cortez, 1994), Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente (2001) co-autor em seis livros. Pesquisa e publica artigos em revistas especializadas sobre teoria da Educação, Didática e Organização Escolar.



Neste livro o autor fala sobre a freqüência de novas exigências na docência, umas dessas afirmações é que a profissão de professor está fora de moda, de que ela perdeu seu lugar na sociedade repleta de meios de comunicação e informação, afirma também que, além do que, existem dificuldades, através dos meios convencionais, para se preparar professores para usar adequadamente as novas tecnologias. É preciso formá-los do mesmo modo que se espera que eles atuem.

O autor destaca que, muitos professores temem perder o emprego, outros se apavoram quando são pressionados a lidar com equipamentos eletrônicos, em base nessa afirmação, destaca também a importância da formação de professores em novas tecnologias permitindo que cada professor perceba, desde sua própria realidade, interesses e expectativas, como as tecnologias podem ser úteis a eles. O autor aponta as tentativas para incluir o estudo das novas tecnologias nos cursos de formação de professores e com isso esbarram nas dificuldades com o investimento exigido para a aquisição de equipamentos, e na falta de professores capazes de superar preconceitos e práticas que rejeitam a tecnologia.
O autor propõe que o professor tenha o conhecimento das novas tecnologias e da maneira de aplicá-las, e incorporando na sua metodologia, é preciso que essa escola tenha propostas e critérios para sua utilização, professores que as conheçam, e possa não somente criar as suas aulas, mas também, fazer com que estes meios tecnológicos venham proporcionar avanços positivos no processo de ensino e aprendizagem.
 Segundo o autor, os professores, precisam acompanhar o desenvolvimento da sociedade, e buscar com esses meios uma forma de não somente trazer essas informações para sala, como também enriquecer as aulas, e assim, está em dia com a cultura de seu tempo, e com ela ter uma visão de mundo. A formação de professores em novas tecnologias permite que cada professor perceba, desde sua própria realidade, interesses e expectativas, e como as tecnologias podem ser úteis a ele.
Aponta também, que muitos já admitem que melhor escola seja a que ensina por meio de computadores, porque prepararia melhor para a sociedade informacional e destaca que o educador  precisa compreender que, as tecnologias na escola são para fazer coisas novas.  O aluno utilizando metodologias adequadas, poderá utilizar estas tecnologias na integração de matérias. O autor afirma que a escola passa a ser um lugar mais interessante á capacitação do aluno, possibilitando formá-lo um usuário independente da informação, capaz de usar vários tipos de informação e meios de comunicação eletrônica que prepararia o aluno para o seu futuro.
Através da leitura deste livro entende-se  a necessidade de  representar a importância e função que a escola e o professor exerce diante a sociedade, enfrentando as dificuldades da modernidade e inovação tecnológica. É retratado no texto o profissionalismo exigente cada vez mais ao ingresso no mercado de trabalho ao qual encontra muito mais informatizado.

Observamos o quanto ás idéias apresentadas neste livro são pertinentes para uma melhor qualidade na educação, e que o professor seja um orientador do desenvolvimento individual e coletivo, e que saiba manusear os instrumentos que as tecnologias proporcionam, representando assim os modos de viver, e de pensar civilizados, específicos dos novos tempos.




Sonilma Martins S. Pergentino
RA:  B406997

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